Seu portal de Notícias, Festas e Eventos.

Aviões e carretas partem lotados de doações da região de Ribeirão Preto para o Rio Grande do Sul

Iniciativas voluntárias ajudam na logística de fazer chegar alimentos, roupas, medicamentos e água potável às vítimas das enchentes que devastaram cidades.

Vários aviões e carretas têm partido da região de Ribeirão Preto nos últimos dias lotados de doações da população mobilizada para ajudar as vítimas da tragédia causada pelas chuvas nas cidades do Rio Grande do Sul. Já são 149 mortos, segundo o governo estadual, e cerca de 617 mil pessoas estão fora de casa.

 


Doações de medicamentos saem de avião de Ribeirão Preto, SP, para o Rio Grande do Sul — Foto: Divulgação

 

Nesta terça-feira (14), uma carreta com 30 toneladas de doações, incluindo roupas, alimentos e água, partiu de Sertãozinho (SP) com destino a São Leopoldo (RS), a 1.245 quilômetros de distância.

 

Para chegar à cidade de cerca de 217 mil habitantes, o motorista Odair Morandini espera levar dois dias de viagem.

 

 

Desde que a situação no Sul do país se agravou, a transportadora já custeou o envio de três carretas cheias ao RS com donativos recolhidos em cidades como Ribeirão Preto, Jaboticabal, Pontal, Barrinha.

 

A empresa também encaminhou cargas a São Paulo (SP), para que o governo do estado providencie o despacho para as cidades gaúchas que estão em contato direto com a Defesa Civil de SP.

 

“A maior parte da entrega que está sendo feita nas nossas filiais é da população, grupos organizados, instituições. Elas são destinadas a São Paulo, em um ponto que o governo está fazendo o transporte via aéreo para poder fazer uma logística de distribuição mais precisa para as demandas. Outras instituições que fazem a doação direta, que já têm um acordo com a Defesa Civil e com as organizações que estão dando suporte no Sul, nós seguimos com os caminhões carregados diretamente para o Rio Grande do Sul, para cidades como Canoas, Caxias, São Leopoldo”, explica o diretor Roberto Léllis.

 

Ao todo, foram 240 toneladas de itens transportados. A campanha feita pela transportadora deve seguir, pelo menos, até o dia 30 de maio.

 

 

Pelo ar em áreas isoladas

 

A força das águas carregou pontes e estradas, deixando municípios isolados.

 

Para viabilizar a chegada de doações a essa regiões de difícil acesso, um grupo formado por empresários de Ribeirão Preto disponibilizou aviões executivos, que são capazes de pousar em pistas simples, para fazer o transporte aéreo das cargas. Pilotos sensibilizados com a tragédia doaram o tempo para fazer as viagens.

 

De acordo com o empresário Marco Aurélio Martins, desde a última semana, foram oito voos levando medicamentos, produtos de limpeza e higiene e alimentos a Novo Hamburgo (RS), Eldorado do Sul (RS) e São Leopoldo. Ao todo, 4,8 toneladas de doações já chegaram às áreas afetadas.

 

Em um das viagens, uma das aeronaves ainda permaneceu quatro dias no estado, fazendo o apoio entre as cidades.

 

Ainda segundo os empresários, a ideia é que mais pessoas possam se juntar à corrente, sendo com empréstimo de aeronaves, doação de combustível ou mão de obra voluntária para a operação.

Fonte: G1 - Ribeirão Preto e Franca

Postagem: 15 Mai. 2024

Outras notícias

Ex-tesoureira, irmã e cunhado condenados por desviar R$10 milhões de prefeitura são presos no interior de SP

Sueli Feitosa foi condenada a 21 anos e 4 meses de prisão por peculato ao se apropriar de mais de R$ 11 milhões da prefeitura, entre 2002 e 2016. A irmã e o cunhado dela também foram localizados e presos.

20 Nov. 2024

Destaque1000.com.br

Todos os direitos reservados. 2005 / 2024
Desenvolvido por artistadaweb AW