Seu portal de Notícias, Festas e Eventos.

Golpe do Bolsa Família: entenda como criminosos têm feito vítimas em Ribeirão Preto, SP

Vítimas são orientadas via ligações e mensagens e acreditam estar se recadastrando no programa, quando na realidade estão tendo a conta invadida. Veja como se proteger.

Beneficiários do programa do governo federal Bolsa Família se tornaram alvos da ação de criminosos em Ribeirão Preto (SP). Durante o golpe, a vítima é orientada via ligações e mensagens e acredita estar se recadastrando no programa, quando na realidade está tendo a conta invadida.


Criminosos abordam vítimas através de ligações de celular ou mensagens de WhatsApp — Foto: Reprodução/TV Globo

 

Mãe de quatro filhas e desempregada, a dona de casa, moradora da zona Norte do município, foi uma das vítimas dos golpistas. Após uma ligação suspeita, R$ 400 foram furtados da conta da beneficiária.

 

A mulher de 34 anos, que prefere não se identificar, conta que em poucos minutos de ligação foi orientada a seguir o passo a passo do processo de recadastramento por um aplicativo de mensagens.

 

Após enviar códigos solicitados, a operação foi finalizada e bem sucedida, mas o susto chegou no dia do recebimento do benefício. Quase metade do valor depositado pelo programa sumiu da conta. O dinheiro seria utilizado para a compra de materiais escolares das filhas.

 

Como funciona o golpe?

Na maioria dos casos, o golpe é aplicado em duas etapas: ligação e mensagens. O criminosos faz contato com a vítima por ligação e se identifica como sendo um representante do aplicativo Caixa Tem.

Com informações preliminares sobre as vítimas, o contato explica que o beneficiário corre o risco de perder o direito ao benefício caso o cadastro não seja atualizado imediatamente.

 

Neste momento, a conversa é conduzida para um aplicativo de mensagens e os criminosos tanto podem solicitar o envio de códigos, quanto enviar links externos que direcionam as vítimas para outros canais.

Em posse de informações pessoais, a conta da vítima é invadida e, em alguns casos, bloqueada.

 

Como se proteger?

A principal recomendação para se proteger de golpes do gênero é não compartilhar nenhum tipo de dado ou informação pessoal via ligação ou aplicativos de conversa.

 

No caso do programa Bolsa Família, a comunicação é feita apenas de forma presencial nas secretarias de assistência social do município ou pelo aplicativo oficial Caixa Tem.

Fonte: G1- Ribeirão Preto e Franca

Postagem: 11 Mar. 2024

Outras notícias

Estudante morre após cair e bater a cabeça dentro de escola

Adolescente de 16 anos se machucou gravemente na última quarta-feira (11) enquanto brincava, segundo boletim de ocorrência. Ele chegou a ser internado na Santa Casa de Franca (SP), mas não resistiu.

16 Set. 2024

Município de Lucélia indenizará mãe e criança que foi esquecida em transporte escolar por oito horas

Segundo os autos, a criança embarcou no ônibus escolar junto com o irmão, mas adormeceu durante o trajeto até a instituição de ensino e permaneceu no veículo após o desembarque dos demais.

16 Set. 2024

Destaque1000.com.br

Todos os direitos reservados. 2005 / 2024
Desenvolvido por artistadaweb AW